Tecnologias RockShox: DEBONAIR™
Rock Shox Debonair: O que é? Quais as características e benefícios?
A tecnologia de suspensões e amortecedores evoluiu bastante nos últimos anos e saímos dos primeiros modelos que usavam molas de aço e elastômeros para as tecnologias atuais que usam molas pneumáticas e cartuchos hidráulicos isolados. Desde o início, um dos principais pontos para melhorar o funcionamento das suspensões era diminuir atrito entre as partes, deixar tudo “deslizando” com suavidade, e foi exatamente nisso que os especialistas da RockShox trabalharam nesta nova tecnologia!
Molas à esquerda!
O lado esquerdo da suspensão é responsável pela mola, pelo efeito de “afundar e voltar” ou absorver, guardar e liberar energia. Essa mola pode ser literalmente uma mola helicoidal (coil spring) de aço ou titânio, ou pode ser o que chamamos de mola pneumática (air spring), que é quando existe uma câmara de ar positiva e uma negativa que fazem essa função no garfo.
Atualmente a RockShox utiliza “air springs” em praticamente todas as suas suspensões dianteiras, por conta do baixo peso e da sensibilidade e ajustes, agora ainda mais aprimorados com a nova tecnologia Debonair.
Afinal, o que é o DebonAir então?
DebonAir é a nova tecnologia de mola pneumática (air spring) da RockShox. O êmbolo que cria as câmaras negativa e positiva no lado esquerdo sendo o principal responsável pelo funcionamento da suspensão. As evoluções dessa tecnologia aumentaram a capacidade de leitura de terreno da suspensão e trouxeram maior controle, por conta da redução de atrito e da capacidade de ajustes mais precisa.
Como essa tecnologia funciona traz benefícios reais?
– Maior volume da câmara negativa.
Isso aumenta a sensibilidade dos primeiros 30% de curso da suspensão > o que torna a leitura de pequenos solavancos do terreno mais precisa > aumentando a tração (contato da roda com o solo) > aumentando o controle da bike. Maior controle gera maior segurança e confiança!
– Menor atrito entre a peças internas do êmbolo.
Menos atrito = menos resistência aos impactos, ou seja, a suspensão “faz menos força” para absorver o terreno, o que alivia a fadiga das mãos fazendo diferença em pedais técnicos e longos. Você cansa menos as mãos, o que evita quedas!
– A “cabeça vedante” ou “seal head” do êmbolo agora é de alumínio em vez de plástico. (a peça vermelha).
A usinagem em alumínio permite uma precisão muito maior e também mais rigidez. Isso faz com que o êmbolo não “torça” e continue exatamente paralelo em relação as paredes internas da haste, mantendo a sensibilidade mesmo com a suspensão sendo esmagada nas curvas por exemplo.
– Maior suporte de meio curso.
O curso da suspensão é divido em três fases: curso inicial, meio curso e final de curso. E o meio curso é onde a suspensão passa a maior parte do tempo.
Sabe quando sua suspensão afunda os primeiros 30% e depois fica “dura” sem copiar o terreno, como se você tivesse apenas o curso inicial e em seguida o final de curso?!
O DebonAir oferece uma progressão mais linear e muito semelhante a uma mola helicoidal, o que que mantém a suspensão funcionando do começo ao fim, sem parar mesmo em situações extremas!
O Debonair em números:
– 51% de redução de atrito durante o movimento.
– 73% de redução de atrito para iniciar o movimento, sair do repouso.
– 86% de redução de atrito “stick-slip”, que é o contato das superfícies do êmbolo, por exemplo, quando o pistão muda de direção entre o ciclo de compressão e retorno.
Como obter o melhor desempenho da tecnologia?
O primeiro passo para tirar o melhor proveito de qualquer suspensão, seja dianteira ou traseira, é fazer o SAG corretamente. O SAG da suspensão é o tanto que ela afunda apenas com o peso do ciclista e seus equipamentos sobre a bike parada, sem afundar a suspensão com força ou passar numa trilha acidentada, apenas o peso do piloto equipado e nada mais. É partir desse “afundamento” inicial que a suspensão começa a trabalhar de fato. Em outras palavras, você nunca tem 100% do curso da suspensão disponível, exceto quando está no ar durante um salto, pois o SAG consome uma parte do curso e deve ser determinado primeiro de acordo com o peso do ciclista, depois com a modalidade, trilha e gosto pessoal sempre levando em conta as especificações de cada suspensão. O ajuste de SAG deve ser feito com as regulagens de compressão totalmente abertas e depois essas regulagens podem ser usadas para o ajuste fino. Os garfos RockShox devem funcionar com SAG entre 10% e 30% do curso e a própria haste trás as marcações necessárias.
Tokens: Quem são eles? Como funcionam?
Os tokens NÃO servem para reduzir ou aumentar o curso da suspensão!
Os tokens são espaçadores que servem para alterar o volume da câmara de ar positiva, na mola pneumática do lado esquerdo da suspensão.
Basicamente os tokens alteram a curva de progressão da suspensão e deixam o final de curso mais firme, quanto mais tokens mais firme a suspensão vai ficar do meio curso pro final. Lembrando que cada suspensão possui um limite máximo de tokens que podem ser utilizados de acordo com seu curso e modelo.
A tecnologia Debonair está disponível nos garfos e amortecedores #RockShox2018+ e também é possível fazer um upgrade no seu garfo Pike, Lyrik, Yari e Boxxer anteriores a esse ano.
Por @igaodh
Raul
25 de julho de 2019 12:10Shoooow!
Muito esclarecedor!
Parabéns equipe Proparts!!!
Raul
25 de julho de 2019 13:56Shooooow!
Esclarecimentos ótimos!
Parabéns equipe Proparts!
Valeeeu!
Igão DH
3 de outubro de 2019 14:15Vlww Raul! =)
Antonio
26 de julho de 2019 13:30Fantástica a iniciativa , para nós que somos mecânico , a necessidade de informações e atualização hoje em dia é imprescindível, parabéns Proparts .
Igão DH
3 de outubro de 2019 14:55Vlw Antônio! Ficamos contentes em saber que o conteúdo agregou, esse é nosso objetivo! Havendo dúvidas ou sugestões de assuntos para abordarmos, é só falar!
Igor
29 de julho de 2019 15:09Falem sobre a Roxkshox Pike DJ!
Igão DH
3 de outubro de 2019 14:56Fala Xará! Anotado aqui para as próximas pautas. Ainda não temos muitas Pikes DJ rodando por aqui mas com certeza vamos incentivar para crescer!
Camila Alves dos Santos
20 de agosto de 2019 10:19Bom dia,tenho a rockshox xc30 muito menos de 1 ano de uso. A trava está com defeito. Trava mas não está voltando pra destravar. Desde que comprei ela esta diferente..com a trava dura. Gostaria de saber como solucionar isso. Aguardo resposta.
Igão DH
3 de outubro de 2019 14:59Oi Camila, como vai?
A RockShox indica manutenções a cada 50, 100 e 200 horas de uso, então o melhor a fazer é procurar um bom mecânico para fazer uma revisão/manutenção geral para verificar e resolver isso para você.
Aqui mesmo no site, clicando no link: https://proparts.esp.br/encontre-uma-loja você encontra as melhores oficinas próximas de você.