Jonas Vingegaard: De ‘pescador’ a bicampeão do Grand Tour

Jonas Vingegaard: De ‘pescador’ a bicampeão do Grand Tour

Saiba mais sobre o dinamarquês de 26 anos que tirou a camisa amarela de Tadej Pogacar na Volta a França de 2022 e 2023.

Você sabia que a sogra dele é uma celebridade da TV?

Nasce uma nova estrela.

Jonas Vingegaard provocou ondas de choque no mundo do ciclismo ao conseguir derrubar o bicampeão Tadej Pogacar na subida de Col de Granon durante a 11.ª etapa da Volta a França de 2022 e tirar a camisa amarela da estrela eslovena. Em 2023, após uma disputa acirradíssima, etapa a etapa, o ciclista do time Jumbo-Visma mostrou toda sua superioridade no contrarrelógio da etapa 18, tirando as chances do seu adversário.

O dinamarquês vem de um país cujo ponto mais alto está a apenas 173m acima do nível do mar. No entanto, as montanhas são o habitat natural para este tímido mas determinado ciclista que descobriu seu talento de escalada relativamente tarde, depois de trabalhar por anos como pescador quando era adolescente.

Jonas Vingegaard trabalhava como pescador

Nascido em Hillerslev, no norte da Dinamarca, Vingegaard forjou seu caráter trabalhando em uma fábrica de peixe no porto de Hanstholm: “Eu gostava de fazer isso, mesmo que tivesse que acordar às cinco da manhã. Foi meio relaxante, pois não precisei pensar muito. Só tive de encomendar bacalhaus, cuidar das faturas e dos leilões”, citou, citado pela Gazzetta dello Sport.

“Eu não precisava trabalhar, mas ainda não sabia se poderia me tornar um ciclista profissional. Eu só corria na Dinamarca alguns dias por semana e, dessa forma, eu poderia ficar ocupado sem ficar entediado.”

Futebol, handebol e badminton: um fanático por esportes

O ciclista da Jumbo-Visma não se apaixonou de imediato pelo ciclismo.

Ele praticou muitos esportes diferentes quando era mais jovem, incluindo handebol, natação e badminton.

Vingegaard não conseguiu chegar ao futebol devido à sua pequena estatura, mas continua a ser um grande fã do Liverpool e foi visto várias vezes nas bancadas de Anfield.

Jonas Vingegaard on his way to clinching his first Grand Tour stage win on 13 July at the 2022 Tour de France

Jonas Vingegaard e suas extraordinárias qualidades físicas

Depois de ver a Volta à Dinamarca passar pela sua casa, o dinamarquês decidiu experimentar o ciclismo.

Ele imediatamente se destacou em um teste organizado por seu clube local para um grupo de crianças e semanas depois fez seu primeiro pódio em uma corrida.

Vingegaard não se destacou no início de sua carreira porque as estradas planas e ventosas da Dinamarca não serviam para um ‘leve’ como ele, mas suas qualidades surgiram assim que ele viajou para outros países europeus.

“Descobri minha primeira escalada quando já tinha 16 anos, na Itália. Depois disso percebi que não estava nada mal”, disse.

Suas habilidades de escalada foram notadas pela Jumbo-Visma depois que ele postou um tempo recorde no Coll de Rates durante um campo de treinamento na Espanha com sua ex-equipe ColoQuick.

Sogra famosa

A sogra de Vingegaard, Rosa Kildhal, é uma celebridade na Dinamarca.

A mãe de sua esposa (Trine Hansen – o casal tem uma filha de dois anos, Frida) recebeu muita popularidade do programa de TV ‘Great Danish Bake Off’. Kildhal tem seu próprio canal no Youtube e, em 2018, participou do ‘Dancing with the stars’ de seu país.

O ciclista, às vezes, cozinha com ela e é fã de purê de batatas ou pratos com salmão.

Admirando Alberto Contador

A lenda do ciclismo dinamarquês Bjarne Riis nasceu em Herning, a cerca de 100 km de Hillerslev, mas o último dinamarquês a vencer o Tour de France, em 1996 (ano em que Vingegaard nasceu), não era seu ídolo.

“Só comecei a acompanhar o ciclismo quando ele já estava aposentado”, contou à Revista Velo.

“Meu primeiro ídolo foi o Riccardo Ricco, mas minha admiração por ele parou depois que ele se envolveu com o doping. Mais tarde, o meu piloto favorito tornou-se Alberto Contador por causa da sua atitude ofensiva e porque é alguém de quem nunca desiste.”

Tradução automática. Adaptação: Andre Piva

Link original: Jonas Vingegaard: Principais fatos sobre o candidato do Tour de France 2022 (olympics.com)

Sem comentários

Responder