A história do desenvolvimento da Boxxer

A história do desenvolvimento da Boxxer

Nossa história de desenvolvimento do BoXXer começa em Snowshoe, EUA, na última corrida da Copa do Mundo DH de 2021 – uma rodada dupla na pista rochosa, enraizada e barulhenta de Snowshoe. Com alguns protótipos BoXXer em mãos, uma pequena multidão de engenheiros de desenvolvimento e teste apareceu nos boxes no topo da Snowshoe Mountain e descarregou seu equipamento de teste no trailer SRAM. A equipe de desenvolvimento não estava lá para a corrida, mas para o evento de teste depois – dois dias com as equipes Trek Factory Race e RockShox Trek Race (e seus mecânicos) testando em campo diferentes iterações do BoXXer na mesma pista que já haviam corrido duas vezes. O objetivo: coletar feedback dos melhores atletas de downhill do mundo sobre o novo BoXXer de 38mm. Munidos de configurações de aquisição de dados (DAQ), eles começaram a trabalhar instalando novos protótipos BoXXer específicos para atletas em quadros e, em seguida, configurar o sistema DAQ em cada moto para medir a flexão do chassi e o movimento de torção, rigidez, vibração e velocidades das rodas. (Eles também usaram esses dados para criar o mais novo perfil de máquina de simulação da RockShox para testes de laboratório, mas isso é uma história para outro dia.)

Quando a equipe de desenvolvimento iniciou anteriormente o novo projeto BoXXer, eles pensaram que seu novo design estava quase pronto. A linha de tecnologias de 2023 (desenvolvida por grande parte da mesma equipe) estava bem encaminhada e recebendo ótimas críticas, então eles imaginaram que seria uma questão de lançar ButterCups, o amortecedor Charger 3 e uma versão específica do modelo da mola DebonAir+ no chassi mais longo do BoXXer. Mas, além de adaptar essas tecnologias para o caso de uso do BoXXer, eles sabiam que queriam aumentar o tamanho do chassi para adicionar rigidez. Então foi aí que eles começaram: quão rígidos podemos fazê-lo?

Alerta de spoiler: muito rígido. Muito duro. (Sim, isso é uma coisa.)

O engenheiro de design Jon Watt e o gerente de produto Jon Cancellier estiveram no local para o evento-teste, conversando com os atletas após cada corrida para obter feedback. E o que ouviram foi “duro demais”, repetidamente. Talvez não nessas palavras exatas, mas disfarçado de “muito duro”, “procurando tração” ou simplesmente “os pequenos solavancos estão batendo em minhas mãos”.

Outros componentes do garfo também podem ser a causa desses comentários, então como os engenheiros sabiam que o chassi era muito rígido em vez de outra coisa? Foi preciso escavar, mas havia alguns sinais importantes. Quando o garfo tem muita rigidez torcional ou de flexão, ele pode dançar sob o piloto, desviando de pedras e outros obstáculos, fazendo com que o motociclista sinta uma perda de controle e aspereza em suas mãos. Pouca rigidez e o garfo parece que está enfiado sob a moto, ou há vibrações de velocidade do garfo atingindo sua frequência natural, levando a um feedback descontrolado nas mãos – em última análise, sentindo-se sem apoio durante uma pilotagem agressiva. Quando o garfo tem a quantidade *certa* de rigidez, ele pode ser mais preciso ao segurar uma linha – o garfo serpenteia através de rochas, absorvendo pequenos solavancos para que o piloto possa se concentrar na pista à frente.

Armada com o feedback (reconhecidamente não ideal) dos atletas, a equipe de desenvolvimento da RockShox deixou o evento de teste Snowshoe coçando agressivamente a cabeça e passou os próximos 18 meses redesenhando todos os aspectos do BoXXer.

Mergulhamos nesse feedback – era mola pneumática, amortecedor ou chassi? Isolamos cada um deles – para o chassi, mantínhamos os mesmos internos e tentávamos rigidez diferente, depois fazíamos comparações para ver o que eles gostavam.

– Jon Watt

Atualizações do chassi

A primeira coisa que a equipe cavou foi o chassi. Os dois principais fatores que afetam o desempenho do chassi são a rigidez torcional – o quanto o garfo torce ou resiste à torção quando uma força externa é aplicada (pense em batidas laterais ou jardins de rocha) e a rigidez de flexão – o quanto o garfo se move para frente e para trás sob a moto (pense em aplicar os freios rapidamente em uma seção íngreme).

A rigidez à flexão é determinada principalmente pelos tubos e coroas superiores, e é por isso que os garfos de coroa dupla são ideais para pilotos DH – eles são marcadamente mais rígidos do que os garfos de coroa única. Para combater a rigidez à flexão no BoXXer, o engenheiro de projeto da RockShox, Jon Watt, começou a trabalhar usando a Análise de Elementos Finitos (FEA) para revisar os pontos de tensão nos tubos superiores, reduzindo o material e afinando a espessura da parede em áreas críticas para maior flexibilidade quando necessário.

A quantidade perfeita de rigidez torcional foi um pouco mais difícil de cravar, pois o arco da perna é o principal fator ao observar como o garfo reage às forças de torção. As pernas inferiores são difíceis de prototipar porque há muitos ângulos e curvas que dificultam a usinagem. Para descobrir como reduzir parte do torque no arco do freio, Watt começou a moer material de algumas pernas inferiores com base na FEA e na análise de estresse, garantindo que o teste fornecesse um resultado positivo claro antes de enviar os pilotos de teste para as partes inferiores modificadas.

Passei muito tempo fazendo análises para determinar o melhor local para retirar material. Trata-se de otimizar a resistência ao peso e a rigidez ao peso, colocando o material APENAS onde precisamos para mantê-lo leve, mantendo a estabilidade.

–Jon Watt

A equipe enviou pilotos de teste em um conjunto de pernas inferiores e depois os trocou por outro, e depois outro. Eles coletaram feedback, ajustaram as coroas e as enviaram de volta para passeios de teste. Escorrega, cavalga, meça, repita. Eventualmente, as coisas começaram a se encaixar. O feedback dos pilotos de teste estava dando positivo, e os dados de laboratório refletiam a mesma informação – o chassi Cachinhos Dourados que eles estavam procurando estava à vista.

Por fim, os engenheiros chegaram ao que acreditam ser a mistura perfeita de rigidez torcional e de flexão, mostrada no gráfico acima em vermelho em comparação com o BoXXer de 2019, os atletas do BoXXer estavam correndo em 2021 e o protótipo muito rígido que os atletas montaram em Snowshoe na extrema direita.

Design de tubo duplo DebonAir+

À medida que o desenvolvimento do chassi foi se aproximando, a equipe mergulhou na reestruturação da mola pneumática. O crescimento dos tubos superiores de 35 mm para 38 mm impactou a sensação e o funcionamento da mola pneumática, uma vez que a diferença da mola é pressurizada dentro do tubo superior. A primeira versão da curva de mola pneumática DebonAir+ da BoXXer não produziu a sensação que eles queriam – era chafurdante e sem apoio no meio do curso e aumentou demais no final. A equipe buscava uma mola de ar muito linear e consistente. Com os tubos superiores maiores, no entanto, eles não podiam ajustar a relação entre os diâmetros do pistão e do eixo o suficiente para fazer uma curva linear, então a equipe considerou uma mola pneumática estilo cartucho para reduzir essa relação.

Insira o design de tubo duplo. Ao adicionar outro tubo dentro do tubo superior, a equipe poderia diminuir o diâmetro do pistão, reduzindo a relação entre os diâmetros do eixo do pistão e da mola pneumática. Eles reduziram ainda mais a relação, aumentando o eixo tradicional da mola pneumática de 10 mm para 14 mm, e o tornaram oco para expandir a câmara negativa. Com mais maneiras de ajustar os volumes da mola pneumática, a equipe aumentou o topo do pistão da mola pneumática, semelhante à mola pneumática da ZEB, e adicionou uma tampa superior vazada para adicionar o máximo de volume negativo possível para alcançar a rampa que estavam procurando. [Confuso com toda essa conversa positiva e negativa? Confira DebonAir+ para saber mais sobre a teoria da mola pneumática.]

Completando as atualizações da mola pneumática DebonAir+ da BoXXer, adicionamos um para-choque inferior de 45 mm de altura para suavizar o golpe durante eventos de viagem completa. Semelhante ao que você encontraria nas molas pneumáticas SID, o para-choque de rejeição engata na parte inferior do curso como proteção extra contra a dureza de usar toda a sua viagem.

O resultado: uma mola pneumática muito linear e consistente – fácil de iniciar a viagem para uma melhor absorção de pequenos solavancos, suporte suficiente até o meio do curso para evitar o mergulho e um curso final relativamente gradual para que você possa alcançar a viagem completa, com o para-choque de fundo para suavizar o golpe quando o fizer.

Fricção: Portas de Fluxo de Óleo e Gradiente de Altura da Coroa

A próxima peça do quebra-cabeça foi o atrito.

Projetar a mola de ar em um cartucho abriu a oportunidade de explorar uma teoria que eles tinham sobre a redução do atrito do sistema: se eles adicionassem portas de fluxo de óleo nos tubos superiores, o atrito diminuiria? A ideia é simples: os furos perfurados nos tubos superiores (contidos na parte inferior das pernas) capturam a lubrificação na parte inferior das pernas e liberam o lubrificante através das partes inferiores à medida que o garfo se aproxima do topo. As Portas de Fluxo de Óleo mantêm as buchas lubrificadas — os testes provaram que essa circulação contínua de óleo reduziu o atrito geral. Os Portos de Fluxo de Óleo têm um propósito secundário, no entanto – eles também dão às moléculas de ar que saltam nas pernas inferiores (conhecido como volume de fundição) a oportunidade de se mover através de outras partes internas sem ficarem presas… dando assim os retoques finais na curva pneumática da BoXXer.

 

Outro ponto central do atrito é o desalinhamento. Para a instalação do quadro, as coroas duplas do BoXXer exigem que os tubos superiores não sejam conectados como uma CSU (Crown-Steerer-Upper) de peça única, como a maioria dos garfos. Em vez disso, os tubos superiores devem ser alinhados e torqueados para especificar nas coroas assim que o garfo for instalado na moto – não de fábrica. Quando os tubos são fixados nas coroas, eles podem inclinar ligeiramente devido à força, empurrando os tubos em uma direção ou outra. No entanto, devido à quantidade de viagens do BoXXer, mesmo o desalinhamento mínimo no topo aumenta quando eles entram na parte inferior das pernas, e desalinhamento = atrito. Para combater isso, atualizamos nosso design de coroa, adicionamos um novo gradiente de altura de coroa para ajudar a criar um guia visual para fácil alinhamento (eliminando qualquer necessidade de réguas) e criamos uma nova sequência de aperto do parafuso da coroa para obter o melhor alinhamento. Siga as instruções descritas no Manual do Usuário do BoXXer para obter os melhores resultados.

Charger 3 e ButterCups

Finalmente, adicionamos dois de nossos heróis da tecnologia do lançamento da linha de garfos de 2023: Charger 3 e ButterCups. O Charger 3 RC2 (no modelo Ultimate) apresenta sintonia independente de Compressão de Alta e Baixa Velocidade, enquanto o novo Charger 3 RC (projetado para o novo modelo BoXXer Base) oferece ajuste de Rebote e Compressão única. Confira o Charger 3 para saber mais sobre como funciona o amortecedor.

Imagem relacionadaProtótipo BoXXer Charger 3 amortecedores com ButterCups

Os ButterCups que você não pode viver sem o seu Pike, Lyrik e ZEB de 2023 agora também vivem nos eixos de amortecedor e mola de ar dos BoXXers de nível Ultimate. Dentro de sua embalagem dourada, os ButterCups utilizam pucks de borracha e uma placa de metal para absorver frequências que, de outra forma, viajariam até suas mãos e braços, evitando fadiga e dor. Saiba mais sobre como os ButterCups removem vibrações de alta frequência e baixa amplitude do seu passeio.

Grandes coisas levam tempo

O BoXXer melhorou a cada atualização que recebemos, e é doentio ver o desenvolvimento desde o primeiro passeio que tivemos nele.

–Vali Höll

 

Durante todo o processo de desenvolvimento, através de todos os testes de laboratório e de campo, os atletas foram correndo iterações do BoXXer em pistas locais e no circuito da Copa do Mundo. Antes de estrear oficialmente, Vali Höll garantiu cinco vitórias no BoXXer ’24, incluindo o título de campeão mundial de 2022 em Les Gets, na França. Loris Vergier venceu duas corridas da Copa do Mundo em 24 BoXXer, e marcou um próximo terceiro lugar no mesmo Mundial de 2022 em Les Gets.

A principal conclusão: grandes coisas levam tempo. Às vezes, é preciso ouvir que você está na trajetória errada para redirecionar e encontrar a caminho certa.

Mudamos tantas coisas e descobrimos muito mais coisas agora como resultado do fracasso. Se tivéssemos acertado na primeira vez, provavelmente não teríamos descoberto todas as outras coisas que fizemos.

– Jon Cancellier

Confira a configuração do Charger 3 para guiá-lo através do processo de configuração para qualquer garfo equipado com Charger 3. Instale corretamente o seu BoXXer usando as instruções encontradas no Manual do Usuário do BoXXer no www.rockshox.com. Dúvidas sobre ajuste? Vá para a página de perguntas frequentes do BoXXer.

Vali Höll correndo em Leogang, Áustria

Fotos de Andy Vathis.

Palavras de Sarah Walter.

Tradução automática.

Link original: https://www.sram.com/en/rockshox/rockshox-technology/boxxer-development

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