Falando sobre os pedais da marca TIME

Falando sobre os pedais da marca TIME

Design, tecnologia e história impulsionam a TIME para a frente

A mais nova marca de pedais de encaixe da SRAM e da Proparts chega ao Brasil com a sua linha completa que oferece desempenho e tecnologias exclusivas.  Benjamin Marinier juntou-se à SRAM vindo da TIME Sport como parte da aquisição da icônica fabricante de pedais e agora atua como gerente de produto da TIME Pedals.

Perguntamos ao francês sobre ele e o que diferencia os pedais TIME dos demais. Confira:

Qual é a sua história com o ciclismo e com os pedais TIME?

Comecei a pedalar desde criança (como todo mundo!). Mas minha primeira licença do clube de ciclismo foi tirada quando eu tinha cerca de 15 anos, há mais de 13 anos. Sou jovem em comparação com a história de mais de 30 anos da TIME, mas esta foi minha primeira experiência com os pedais TIME.

Naquela época, eu não sabia nada sobre pedais e, em geral, sobre equipamentos de bicicleta. Um amigo meu que era um bom piloto me vendeu seus velhos pedais, os TIME ATAC XS (a versão mais antiga do atual TIME ATAC XC8).

Esta foi minha primeira vez em um pedal de bom desempenho. A primeira lembrança, sensação, que tive foi do peso do pedal, claramente mais leve do que estava acostumado. A TIME foi uma das primeiras marcas a desenvolver pedais em materiais compostos. A outra boa impressão que tive foi a capacidade do pedal de encaixar em todas as situações. Mesmo se você andar na lama durante a sessão de treinos ou corrida, o mecanismo do pedal permanecerá limpo e pronto para encaixar!

Benjamin Marinier, francês e apaixonado pelos pedais TIME, seja no trabalho ou no lazer.

Qual é a maneira mais simples de entender a linha de pedais da TIME? Primeiro, vamos começar com pela estrada. Quais são as principais diferenças entre os pedais XPRESSO e XPRO?

Os pedais XPRESSO foram uma grande inovação para a TIME, com a invenção da tecnologia ICLIC e a integração das lâminas de carbono no lugar da clássica mola de compressão de aço inoxidável.

Por conta desses novos sistemas, os pedais TIME ganharam desempenho e conforto.

Os pedais XPRO foram lançados em 2017 para oferecer outra linha de produtos no nível premium, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários a opção de nossos pedais XPRESSO. Os modelos XPRO têm várias melhorias importantes:

•Uma plataforma maior para aumentar o conforto e a transmissão de força.

•Peso mais leve.

•Corpo mais durável.

•A possibilidade de aumentar a retenção do mecanismo (ao adicionar uma segunda lâmina de carbono).

•A proteção das lâminas de carbono com uma tampa inferior de plástico.

A tecnologia ICLIC (patente TIME Sport) facilita o desencaixe na linha de largada ou parando no semáforo. Nosso sistema patenteado de encaixe de pedal pré-aberto permite um engate fácil e seguro sempre. Todos os pedais de Estrada XPRO e XPRESSO apresentam a tecnologia ICLIC.

Quais são os benefícios para o ciclista que a tecnologia ICLIC oferece e os pedais de outras marcas não possuem?

A tecnologia ICLIC é exclusiva dos pedais TIME. Com esta tecnologia, quando o pedal não está preso, está sempre na posição “pré-aberta”. Isso significa que para encaixar o pedal, o ciclista só precisa colocar o pé no pedal e aplicar um pouco de pressão na catraca (a pequena alavanca que mantém o mecanismo aberto) e “tá-dá”, o pedal está corretamente encaixado no taco.

Os pedais TIME são fáceis de encaixar – para se ter uma ideia, a carga para engatar o mecanismo está entre 40 e 140N, dependendo da configuração da tensão da mola, e nossos principais concorrentes estão entre 100 e mais de 300N. É uma inovação muito boa para melhorar o conforto dos ciclistas.

E os pedais de MTB? TIME oferece opções para todas as disciplinas.

Sim, verdade. Temos um pedal para quase todas as disciplinas. Todos os pedais MTB são equipados com a mesma tecnologia para o mecanismo: o design ATAC. Novamente, essa tecnologia é exclusiva da TIME. Usamos essa tecnologia desde os primeiros pedais de MTB criados em 1998.

Para XC, Ciclocross e Gravel, temos a linha TIME ATAC XC que combina perfeitamente com eles. Eles são leves e confiáveis com um design autolimpante. Para All-mountain e trekking, temos a gama TIME MX / DH, pedais equipados com uma plataforma confiável e fácil de engatar.

Para as práticas de gravidade (Enduro e Downhill) temos a gama TIME SPECIALE, pedais de alumínio concebidos para uma boa retenção e confiabilidade com um design autolimpante. Temos também para a aventura ou deslocamentos urbanos um outro pedal, o LINK. Este pedal está equipado com dois lados diferentes, um com o mecanismo de encaixe e o outro sem o mecanismo, mas em vez disso, uma plataforma côncava para usar este pedal sem sapatos de ciclismo específicos.

O ATAC permite um amplo ângulo de entrada para um engate positivo que permite o movimento natural do pé. Além do mais, um pedal limpo é um pedal eficiente. Se ao menos limpar o resto da sua bicicleta fosse tão fácil: Cada vez que você encaixa, o ATAC limpa a lama e os detritos conforme você clipa.

Como o design ATAC da TIME ajuda os ciclistas de MTB?

O design TIME ATAC significa Conceito de Ajuste Automático de Tensão. A eficácia desta tecnologia vem do movimento do mecanismo colocado na frente do pedal. Este movimento na frente é mais fácil para o piloto engatar em comparação com o mecanismo na parte traseira usado por nossos concorrentes.

Isso ocorre porque, quando um ciclista deseja clipar como se diz, o movimento natural da perna é mover-se de trás para a frente – como um chute.

Quando você move o arco frontal do mecanismo, é mais fácil engatá-lo. Também com este conceito, a cada movimento de encaixe, você limpa o mecanismo. Você empurra para frente todos os detritos presos no mecanismo. Além disso, a tecnologia melhora o conforto do piloto. Conforto e bioperformance sempre foram o foco principal dos pedais TIME.

Na sua experiência, quais são as principais razões pelas quais os ciclistas decidem mudar para os pedais TIME? Os ciclistas costumam ser bastante fiéis aos seus pedais.

Você está certo, geralmente as pessoas são muito fiéis aos seus pedais. É difícil mudar de ideia.

Mas a principal oferta dos pedais TIME é o conforto. Em todos os nossos produtos, nossa prioridade era melhorar o conforto do ciclista.

Com os pedais TIME, os pilotos podem remover a dor que tinham anteriormente sem comprometer o desempenho. Este benefício vem através de várias jogadas/ flutuações (angular / lateral), ajustes de tensão da mola e tecnologias específicas. Esta é a grande vantagem que o TIME oferece.

A equipe SD Worx continua a tradição das melhores equipes profissionais que contam com os pedais TIME. Destaque para Roxane Fournier da França.

Conheça a linha completa de pedais Time

Fotos por Getty Sport

Sem comentários

Responder