Level: Os freios de XC da SRAM

Level: Os freios de XC da SRAM

Na semana passada, publicamos o primeiro artigo da série Freios à Disco #SRAM  MTB, que você pode ler aqui , onde falamos sobre as características gerais dos freios SRAM, as linhas disponíveis para cada modalidade do MTB e ainda alguns detalhes sobre manutenção.

Hoje vamos falar sobre os modelos disponíveis da Linha Level, nossos freios voltados para o CrossCountry:

Linha SRAM Level

A linha Level é projetada com foco na relação peso/potência e tem o objetivo de equipar as bikes de Crosscountry (XCO,XCM, XCC e etc) tradicionais que precisam de uma frenagem segura e confiável porém por conta das bikes serem leves e das características da modalidade (Mais planos e subidas que descidas, ou seja, menos tempo freando e mais pedalando), o peso dos freios é quase mais importante que a potência de frenagem e permite um sistema menor, mais leve e muito menos potentes que nossos freios de DH, por exemplo.

Para essa linha a SRAM oferece 5 modelos que utilizam pinças com 2 pistões e que variam entre tecnologias, tipos de materiais mais ou menos leves e também valores. Confira:

Level Ultimate

Como o próprio nome sugere, a versão Ultimate não economiza em nada. Aqui temos alavanca em fibra de carbono, parafusos de titânio e acabamento premium. Esse é o Level que atletas como Nino Schurter usam em suas bikes em Copas do Mundo e Olimpíadas. O Level Ultimante pesa aproximadamente 318g e vem com pastilhas orgânicas e base de aço de fábrica.

Tecnologias do Level Ultimate

  • Pivô da alavanca com rolamento selado: Zero folga da alavanca e movimento suave e preciso com o mínimo atrito, o que faz diferença em pedais muito longos.
  • Timming Port Closure ou “Porta de sincronização”: Uma porta de sincronização dos freios à disco hidráulicos é a conexão entre o reservatório e o furo do cilindro mestre. Quando a alavanca é pressionada, uma vedação passa por essa área e fecha a porta, o que pressuriza o sistema. O Timming Port Closure da SRAM apresenta vedações duráveis ​​e acabamento ultra-suave do furo do cilindro, produzindo potência e consistência de frenagem confiáveis.
  • Bexiga Expansível: O novo design da manete SRAM inclui uma “bexiga” reprojetada que ajuda a regular e reduzir bolhas de ar. A bexiga é especificamente moldada para evacuar o ar da alavanca e empurrar o fluído exatamente para onde ele deve ir. O resultado é um alívio na pressão de retorno da alavanca que ajuda a fornecer potência e consistência de frenagem confiáveis.
  • Escudo Térmico: O “Escudo térmico” é uma placa de aço inox localizada no cáliper, perto das pastilhas que diminui a troca de calor abaixando a temperatura do fluído em até 20° C até nos testes mais extremos, o que ajuda a manter os freios consistentes.
  • Bleeding Edge: Bleeding Edge é o nome da tecnologia da porta no cáliper pela qual se faz a sangria. É parecido com o sistema de abastecimento de carros de fórmula 1: Você conecta a seringa, faz a sangria e depois apenas desconecta, sem derramar óleo e sem precisar de nenhuma chave, o que gera uma sangria limpa, eficiente e rápida.
  • Directlink: A alavanca DirectLink da SRAM produz uma sensação sólida e positiva de acionamento do freio, sem ponto morto.
  • Ajuste de alcance: O ajuste de alcance permite que você ajuste a distância entre a alavanca e sua mão levando em conta suas preferências pessoais sem alterar o curso da manete.
  • Integração com Matchmaker X: A abraçadeira Matchmaker X é mais que uma abraçadeira de manete comum. Com ela você pode integrar seu passador SRAM trigger, botão XLoc da sua suspensão RockShox ou ainda o botão XLoc ou 1x do seu canote RockShox Reverb, usando apenas as abraçadeiras dos freios, sem precisar de uma para cada botão.

Level TLM

O Level TLM apresenta exatamente as mesmas tecnologias do Ultimate porém nele as alavancas são de alumínio forjado em vez de carbono e os parafusos de aço inox em vez de titânio, o que coloca o peso na casa dos 356g e um preço um pouco abaixo mas sem deixar de entregar nenhum benefício de funcionamento em comparação com a versão Ultimate.

Tecnologias do Level TLM

  • Exatamente as mesmas do Level Ultimate porém a alavanca e os parafusos são materiais diferentes, alumínio forjado e aço inox em vez de fibra de carbono e titânio.

Level TL

O Level TL apresenta exatamente a mesma potência de frenagem dos Level Ultimate e TLM porém com uma construção de cáliper um pouco menos esculpida e manete sem rolamentos, pesando aproximadamente 370g.

Tecnologias do Level TL

  • Bleeding Edge: Bleeding Edge é o nome da tecnologia da porta no cáliper pela qual se faz a sangria. É parecido com o sistema de abastecimento de carros de fórmula 1: Você conecta a seringa, faz a sangria e depois apenas desconecta, sem derramar óleo e sem precisar de nenhuma chave, o que gera uma sangria limpa, eficiente e rápida.
  • Directlink: A alavanca DirectLink da SRAM produz uma sensação sólida e positiva de acionamento do freio, sem ponto morto.
  • Ajuste de alcance: O ajuste de alcance permite que você ajuste a distância entre a alavanca e sua mão levando em conta suas preferências pessoais sem alterar o curso da manete.
  • Timming Port Closure ou “Porta de sincronização”: Uma porta de sincronização dos freios à disco hidráulicos é a conexão entre o reservatório e o furo do cilindro mestre. Quando a alavanca é pressionada, uma vedação passa por essa área e fecha a porta, o que pressuriza o sistema. O Timming Port Closure da SRAM apresenta vedações duráveis ​​e acabamento ultra-suave do furo do cilindro, produzindo potência e consistência de frenagem confiáveis.
  • Bexiga Expansível: O novo design da manete SRAM inclui uma “bexiga” reprojetada que ajuda a regular e reduzir bolhas de ar. A bexiga é especificamente moldada para evacuar o ar da alavanca e empurrar o fluído exatamente para onde ele deve ir. O resultado é um alívio na pressão de retorno da alavanca que ajuda a fornecer potência e consistência de frenagem confiáveis.

Level T

O Level T apresenta ainda a mesma potência de frenagem dos modelos Ultimate,  TLM e TL e possibilidade de unificação total dos botões utilizando a tecnologia Matchmaker (versão anterior e menos leve que a Matchmaker X , vide abraçadeira do manete em comparação com os Level superiores) com excelente custo x benefício num pacote que pesa aproximadamente 410g.

Tecnologias do Level T

  • Bleeding Edge: Bleeding Edge é o nome da tecnologia da porta no cáliper pela qual se faz a sangria. É parecido com o sistema de abastecimento de carros de fórmula 1: Você conecta a seringa, faz a sangria e depois apenas desconecta, sem derramar óleo e sem precisar de nenhuma chave, o que gera uma sangria limpa, eficiente e rápida.
  • Directlink: A alavanca DirectLink da SRAM produz uma sensação sólida e positiva de acionamento do freio, sem ponto morto.
  • Ajuste de alcance: O ajuste de alcance permite que você ajuste a distância entre a alavanca e sua mão levando em conta suas preferências pessoais sem alterar o curso da manete.
  • Timming Port Closure ou “Porta de sincronização”: Uma porta de sincronização dos freios à disco hidráulicos é a conexão entre o reservatório e o furo do cilindro mestre. Quando a alavanca é pressionada, uma vedação passa por essa área e fecha a porta, o que pressuriza o sistema. O Timming Port Closure da SRAM apresenta vedações duráveis ​​e acabamento ultra-suave do furo do cilindro, produzindo potência e consistência de frenagem confiáveis.
  • Bexiga Expansível: O novo design da manete SRAM inclui uma “bexiga” reprojetada que ajuda a regular e reduzir bolhas de ar. A bexiga é especificamente moldada para evacuar o ar da alavanca e empurrar o fluído exatamente para onde ele deve ir. O resultado é um alívio na pressão de retorno da alavanca que ajuda a fornecer potência e consistência de frenagem confiáveis.

Level 

O Level, modelo de entrada da linha, oferece aos iniciantes um freio fácil de instalar e usar, eficiente e com excelente valor pesando aproximadamente 430g.

Tecnologias Level:

  • Directlink: A alavanca DirectLink da SRAM produz uma sensação sólida e positiva de acionamento do freio, sem ponto morto.
  • Timming Port Closure ou “Porta de sincronização”: Uma porta de sincronização dos freios à disco hidráulicos é a conexão entre o reservatório e o furo do cilindro mestre. Quando a alavanca é pressionada, uma vedação passa por essa área e fecha a porta, o que pressuriza o sistema. O Timming Port Closure da SRAM apresenta vedações duráveis ​​e acabamento ultra-suave do furo do cilindro, produzindo potência e consistência de frenagem confiáveis.
  • Bexiga Expansível: O novo design da manete SRAM inclui uma “bexiga” reprojetada que ajuda a regular e reduzir bolhas de ar. A bexiga é especificamente moldada para evacuar o ar da alavanca e empurrar o fluído exatamente para onde ele deve ir. O resultado é um alívio na pressão de retorno da alavanca que ajuda a fornecer potência e consistência de frenagem confiáveis.

Você encontra os modelos Level nas principais marcas e bikes do mercado, além de poder fazer um upgrade através de um lojista parceiro.

Na semana que vem vamos falar dos freios G2, nossos freios de quatro pistões mais leves e potentes para All Montain e Enduro MTB.

Por @igaodh

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