Tudo que você precisa saber sobre as baterias SRAM AXS

Tudo que você precisa saber sobre as baterias SRAM AXS

Veja as melhores práticas para manter seus componentes SRAM AXS sempre carregados para todas as pedaladas

 

Se a sua bicicleta estiver equipada com a tecnologia AXS, você precisa ter pelo menos uma bateria recarregável SRAM AXS. A bateria SRAM AXS é capaz de alimentar uma série de componentes AXS, essas minúsculas unidades de energia são intercambiáveis ​​entre as peças de sua bicicleta, facilmente trocáveis ​​durante um passeio e totalmente recarregáveis ​​em uma hora ou menos. A mesma bateria é compatível com câmbios dianteiros e traseiros eTap AXS, câmbios Eagle AXS, canote Reverb AXS e suspensão Flight Attendant.

 

Com apenas 24 gramas, uma bateria SRAM AXS é mais leve que o gel de carboidrato em seu bolso. Então você deve levar um sobressalente? Você pode apenas pedir um genérico online? Qual é a melhor forma de viajar com baterias a bordo? E as baterias em trocadores e medidores de potência? São muitas dúvidas, por isso vamos responder a todas as suas perguntas sobre bateria.

“O que são estas partes vermelhas?”

Quando você pegou sua bicicleta nova na bike shop e o vendedor / mecânico lhe entregou um monte de peças de plástico vermelho, você pode tê-las jogado na gaveta de lixo. Na verdade, elas são partes importantes, chamadas de Tampas de terminal de bateria. Ao remover uma bateria para limpeza ou viagem, você precisará dessas tampas. Elas protegem e preservam suas baterias e componentes quando não estão em uso. 

Dica técnica: use o botão ajustável na tampa da bateria para ajudá-lo a lembrar o nível de carga da bateria.

“Como lavar?”

Seu sistema SRAM AXS é totalmente à prova d’água, mas técnicas de lavagem agressivas combinadas com  produtos de limpeza ácidos ou que dissolvem graxa podem danificar seus componentes eletrônicos e baterias, caso estiverem sem as tampas de proteção. Remova suas baterias, reinstale essas “coisas” vermelhas e lave sem se preocupar.

“Devo remover as baterias para viajar?”

Esteja você viajando de avião, trem ou automóvel, remover as baterias durante o transporte evitará o esgotamento da bateria. Quanto mais longa a viagem, mais necessário isso se torna. Quando a bateria é instalada, o sistema AXS entra no modo de economia de energia somente quando a bicicleta está parada. Assim que sua bicicleta se move, o sistema desperta. Ao viajar, sua bicicleta pensará que está se movendo, então você deve igualar o tempo de transporte ao tempo de pedalada. Dirigir 30 minutos até o início de uma trilha local pode não exigir a remoção da bateria, mas um deslocamento mais longo certamente exige. Em caso de dúvida, retire as baterias e coloque as tampas.

Dica técnica: mantenha as baterias na bagagem de mão para viagens aéreas, pois as baterias de lítio apresentam problemas de segurança se danificadas durante o voo. Suas baterias podem ser confiscadas pela segurança se deixadas na bagagem despachada. 

“Preciso de uma bateria extra?”

Pense em baterias sobressalentes como você pensa em lanches para sua pedalada. Você precisa de um saco de paçocas ou balas de goma em cada pedal? Não. Isso salva o dia quando você sente o cansaço chegando? Pode apostar!

É improvável que as baterias do AXS fiquem descarregadas no meio da pedalada, pois elas duram horas após horas, dependendo do componente e modalidade:

  • Componentes de estrada: 60 horas
  • Componentes MTB: 25 horas
  • Canote retrátil  60 horas
  • Suspensão: 20-35 horas

Para um design tão pequeno, uma bateria AXS oferece uma grande energia em termos de potência, então por que não ter uma extra à mão em caso de emergência. Deixe uma em seu jogo de ferramentas, bolsinha da bike ou bolso. Você dificilmente notará que está lá… afinal, são apenas 24 gramas.

“Preciso de uma bateria original SRAM?”

Embora as opções genéricas e baratas online sejam tentadoras, elas não valem o risco. Essas baterias e carregadores imitadores não atendem aos padrões de desempenho da SRAM para capacidade, segurança e confiabilidade. As peças SRAM genuínas são projetadas e testadas com prioridade na segurança e no desempenho ideal. Evite as ofertas de qualquer outro fabricante, pois usá-las anulará a garantia da SRAM.

Comparamos as imitações com o original e encontramos muitos problemas e motivos para você tomar cuidado e evitar essas baterias e carregadores de marcas diferentes.

   

“Qual é a melhor maneira de carregar?”

Seu carregador de bateria SRAM virá com um cabo USB. Se você estiver usando um adaptador CA USB, certifique-se de que ele forneça no mínimo 1A a 5V. Se você estiver conectado a um computador ou laptop, certifique-se de que ele tenha uma porta de carregamento USB 3.0 ou posterior.

Quando a bateria está devidamente instalada no carregador, o LED âmbar indica que está carregando. Quando ficar verde, está pronto. Uma carga completa não leva mais de uma hora.

Dica técnica: se você vir um LED vermelho no carregador, ocorreu um erro. Basta remover a bateria do carregador e reinstalá-la. Em seguida, desconecte e reconecte o carregador. 

“Posso carregar várias baterias ao mesmo tempo?”

Agora você pode! O novo carregador de quatro baterias é o que você deseja quando precisa de um monte de baterias AXS carregadas com pressa. Este carregador alimentado por USB-C carregará quatro baterias ao mesmo tempo que um único carregador, com tempo de carga ainda mais rápido se apenas uma ou duas baterias estiverem sendo carregadas. Ele também possui um recurso de carregamento rápido que leva as baterias a 75% mais rapidamente. 

   

“Qual é a maneira mais fácil de ver o status da minha bateria?”

Verifique seus níveis de carga com o apertar de um botão. Literalmente, é simples assim. Pressione e solte o botão AXS em um componente e observe o LED próximo a ele:

  • Verde = até 100% de carga restante da bateria
  • Vermelho = 10-25% de carga restante da bateria
  • Vermelho intermitente = menos de 10% de carga restante da bateria

Você também pode monitorar o status da bateria usando o aplicativo AXS. Se você usar uma unidade principal, emparelhe-a com seus componentes AXS para obter lembretes de carregamento diretamente na tela. 

 

“E as baterias em meus trocadores?”

Cada câmbio AXS usa uma  bateria CR2032. Essas baterias tipo moeda duram cerca de dois anos sob uso normal e são fáceis de substituir. 

Dica técnica: para obter o melhor desempenho, escolha baterias de reposição sem um anel de revestimento seguro para crianças. Este anel pode causar interferência entre a bateria e o terminal, resultando em possíveis problemas de desempenho.

   

“Que tipo de bateria está no meu medidor de energia?”

Os spiders (aranha) do medidor de potência AXS também usam baterias tipo moeda CR2032. Eles duram 200 horas de pedalada e não requerem ferramentas para trocar. Mais uma vez, escolha um sem o revestimento seguro para crianças quando for a hora da substituição para garantir que seu medidor de energia funcione da melhor maneira possível.

Se você tiver um medidor de energia baseado em eixo, obterá  mais de 400 horas de tempo de pedalada com a bateria de lítio AAA dentro do estojo da bateria.

“Devo me preocupar em andar com mau tempo?”

Neve, granizo ou travessias de riachos… fique tranuilo. Seu sistema AXS é totalmente à prova de água e poeira de acordo com o padrão internacional IPX7. Não há necessidade de hesitar em sair quando o tempo estiver úmido.

Suas baterias AXS têm uma superfície polida que garante uma vedação sólida entre os componentes. Quando uma bateria é instalada corretamente, os contaminantes não podem entrar, o que significa que você pode sair de bicicleta sempre que quiser.

Fonte: https://www.sram.com/en/life/stories/all-about-sram-axs-batteries 

 

Sem comentários

Responder